José Ribeiro Nunes, enfermeiro diretor do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, é o novo presidente do conselho da secção regional do norte, da Ordem dos Enfermeiros que passou a ser dirigida por Luís Filipe Barreira.
José Manuel Ribeiro vai integrar ainda o conselho de enfermagem nacional.
Referira-se que, José Ribeiro Nunes recebeu, há poucos dias, o Prémio de Mérito no âmbito da Gala Valoriza de 2023, que decorreu na Escola Superior de Enfermagem do Porto. A inciativa foi da secção regional do Norte, da Ordem dos Enfermeiros, e visou distinguir “os melhores do ano”.
Os novos rostos da Ordem dos Enfermeiros tomaram posse, para o mandato 2024/27, na passada terça-feira, em Lisboa, num encontro onde esteve presente o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
No seu discurso Luís Filipe Barreira sublinhou que “as reformas não podem estar sempre a ser adiadas. As pessoas exigem soluções. Não podemos perder mais tempo. O modelo assistencial centrado nos hospitais está ultrapassado. Todos os relatórios internacionais apontam para a necessidade de um reforço efetivo dos cuidados de proximidade na comunidade”.
Entre as preocupações enumeradas pelo novo dirigente, estão o envelhecimento da população, a emigração dos enfermeiros, a necessidade de criação de Centros de parto Normal e a possibilidade dos enfermeiros prescreverem medicamentos.
Luís Filipe Barreira era vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros desde 2016, tendo assim exercido o cargo durante os dois mandatos de Ana Rita Cavaco. A antiga bastonária estava impedida de concorrer por já ter somado sete anos de liderança.
Dos 82 120 enfermeiros eleitores apenas 17236 se dirigiram às urnas.