A Junta de Freguesia de Lordelo atribuiu, este domingo, no âmbito da iniciativa “Lordelo Agradece 2018”, a medalha de ouro da cidade ao treinador do Desportiva das Aves, José Mota, natural de Lordelo, que conquistou na época transacta a Taça de Portugal ao derrotar na final o Sporting Clube de Portugal.
O presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Nuno Serra, destacou que a iniciativa “Lordelo Agradece 2018” tem como propósito distinguir as personalidades e instituições que se destacaram nas mais diversas áreas, sendo, também, um estímulo e um incentivo para que os mais novos se inspirem nestes medalhados e contribuam para continuar a fazer de Lordelo uma cidade empreendedora que reconhece e valorizar os seus recursos.
Falando da distinção atribuída a José Mota, o autarca realçou que o treinador do Desportivo das Aves encarna todos os atributos que um lordelense tem, isto, trabalho, humildade e determinação, sendo estes atributos uma referência e um exemplo para as gerações mais novas.
O autarca recordou, também, que José Mota já tinha sido agraciado pela Junta de Freguesia de Lordelo aquando da subida do FC Paços de Ferreira à I Divisão nacional.
O “Lordelo Agradece – 2018” distinguiu ainda Joaquim Dias Carneiro, com a Medalha de Mérito Cívico, -os atletas Diogo Gonçalves, Ana Costa e Pedro Barbosa, com a medalha de Mérito Desportivo de kung Fu, a empresa Justa & Carneiro, com a Medalha de Mérito Empresarial. Na vertente cultural, a medalha de mérito foi para a AZL Associação Lordelo Lazer. A Medalha de Mérito Cívico, a título póstumo, foi para José Barbosa (Madaleno).