José Manuel Ribeiro, autarca de Valongo, saiu derrotado das eleições, realizadas este sábado, para a presidência da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista. O candidato ficou-se por cerca de 30% dos votos. Manuel Pizarro foi reeleito para o terceiro mandato com 70% dos votos.
O eurodeputado socialista e vereador na Câmara Municipal do Porto obteve, pela Lista A, 5.327 dos votos dos 7.647 militantes que participaram no acto eleitoral. A Lista B, liderada por José Manuel Ribeiro, obteve 2.312 votos, adianta a Federação socialista.
“Quero agradecer a todos os militantes do PS no Distrito do Porto, que nos últimos meses colaboraram de forma extraordinária na candidatura que encabeço, por Uma Federação Onde Todos Têm Voz. Quero felicitar publicamente o camarada Manuel Pizarro, depois de o ter feito pessoalmente, pela vitória que alcançou hoje”, divulgou o autarca de Valongo nas redes sociais.
“Quero agradecer a todos os militantes que nos ajudaram a alcançar 31% dos votos, quatro vitórias nas concelhias de Baião, Paredes, Penafiel e Valongo, e mais de 46% dos votos no Vale do Sousa e Baixo Tâmega”, acrescentou o socialista, mantendo a convicção de que os resultados conseguidos “constituem a melhor prova de que fazia todo o sentido avançar com uma candidatura alternativa na Federação do PS Porto”.
“Irei continuar a lutar por um partido no distrito agregador, plural e que dê voz a todos, pois esse é o caminho que mais ajuda a governação nacional do PS, neste tempos tão exigentes, continuando a defender ideias e projectos que podem fazer a diferença na vida das pessoas no distrito do Porto, como a ferrovia com a nova linha do Vale do Sousa, e a reabertura a passageiros da linha de Leixões, o reforço da mobilidade na Área Metropolitana, a aposta no desenvolvimento integrado do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, entre tantas outras prioridades”, promete José Manuel Ribeiro.
Nestas eleições da estrutura socialista, Patrícia Ribeiro Faro foi também eleita presidente da Estrutura Federativa do Porto das Mulheres Socialistas, Igualdade e Direitos (MS-ID) com 70% dos votos. Foram ainda eleitos 442 delegados ao Congresso Federativo pela Lista A e 120 pela Lista B.