José Luís Carneiro, candidato a sexretário-geral do PS, ganhou em Valongo e em todas as freguesias com uma margem alargada. Refira-se que neste município votaram mais de 800 militantes, com o cabeça-de-lista de Baião e conseguir 523 votos, contra 279 do vencedor deste ato eleitoral, Pedro Nuno Santos.
O autarca socialista de Valongo, José Manuel Ribeiro, foi apoiante da candidatura de José Luís Carneiro.
Em todas as secções deste concelho, onde se inclui Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo, foi assegurado o maior resultado do distrito do Porto, com “245 votos a mais para José Luís Carneiro, que alcançou no concelho 65% dos votos”, revela o partido.
Recorde-se que, o atual ministro da administração interna, de 56 anos, saiu derrotado das eleições diretas do PS. O candidato a secretário-geral, perdeu a eleição para Pedro Nuno Santos, 46 anos.
Apesar de derrotado, sublinhou o “notável resultado” obtido. “Não tendo sido maioritária, esta candidatura teve dos mais notáveis resultados das candidaturas não ganhadoras, até hoje”, referiu aos jornalistas.
O candidato mais moderado à liderança do PS referiu que a sua candidatura fez parte de um “amplo movimento de proposta política e de defesa do papel do PS como grande partido da sociedade portuguesa e pilar essencial do nosso sistema democrático”.