As Jornadas da Educação em Lousada vão “renovar o olhar sobre a docência, a escola e a educação” e estão marcadas para os dias 7 e 8 de setembro, no Auditório Municipal local. Os trabalhos são dirigidos a pessoal docente e não docente e pretendem dar início ao novo ano escolar.
A sessão de abertura vai ser da responsabilidade do vereador do pelouro da Educação, António Augusto Silva, a que se juntam os diretores dos agrupamentos de escolas do concelho e do Centro de Formação da Associação de Escolas Sousa Nascente, António Campos.
A primeira comunicação vai ser proferida Luís Portela, da Fundação BIAL e tem como mote “Ciência, Espiritualidade e Educação”.
“Portugal Inovação Social: balanço, aprendizagens e impactos” é o tema apresentado por Filipe Almeida, em representação da Portugal Inovação Social.
Os trabalhos da manhã ficam completos com a intervenção de Jorge Humberto Dias, das Happy Schools, que vai abordar “Os professores em burnout, alunos com bullying e pais sem tempo. O modelo Happy Schools (UNESCO) e o salário emocional”.
Durante a tarde vão realizar-se diversas oficinas temáticas, que vão funcionar em simultâneo. “Construir uma escola feliz: estratégias práticas de intervenção” vai ser apresentada por Leonor Viegas, “Língua Gestual Portuguesa (LGP)”, é da responsabilidade de Diana Costa Sampaio, e “Matemática e Futebol na Sala de Aula: Metodologias Criativas para o Ensino Básico”, será o tema abordado por Celestino Magalhães.
Adriana Sampaio e Ana Paula Costa vão apresentar “Gestão de Conflitos em Contexto Escolar”, e Francisco Gil vai falar de “Invertebrados: pequenos seres, grandes lições”. “O património vernacular: uma ferramenta pedagógico-didática no ensino da História” é o tema da apresentação de Cristiano Cardoso, e vai também se efetuada uma apresentação relativa à “Literacia Financeira”, pelo Banco de Portugal.
Filipe Piedade e Ana Lemos vãoi falar sobre a temática “Dos profissionais às crianças: O Projeto ProW na promoção do bem-estar em contextos educativos”. Já os “Jogos Tradicionais” cabem a Matilde Monteiro.
Na sexta-feira, dia 8, os trabalhos têm início pelas 9h00 com a conferência “Para um novo olhar sobre o professor e a educação”, por Jorge Olímpio Bento, da Universidade do Porto.
“Filosofia para crianças”, um dos projetos desenvolvido pelo município de Lousada, vai ser apresentado por Tomás Magalhães Carneiro. Celeste Simões, da Critical Thinking, vai falar sobre “Educar para a resiliência e para o bem-estar: Da teoria à prática”.
O último painel tem como mote “Inteligência Artificial: realidades e desafios” e é da autoria de Davide Carneiro, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Politécnico do Porto, e de Vítor Carvalho, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
O encerramento das X Jornadas da Educação vai estar a cargo da Dra. Maria do Céu Rocha, vereadora da Ação Social da Câmara de Lousada.
Mais informações podem ser obtidas através do enderço do município. As Jornadas são acreditadas pelo CCPFC, para pessoal docente, e pela DGAE, para pessoal não docente, como formação contínua de 12 horas.