Jornadas de Educação de Lousada contam com a presença do Secretário de Estado

As Jornadas realizar-se-ão entre os dias 9 e 10 de Setembro e contarão com variadas personalidades do mundo académico, contando, igualmente, como formação contínua de 12 horas

0

Durante os dias 9 e 10 de Setembro “garantir a integridade da escola pública” será o mote para a sétima edição das Jornadas da Educação de Lousada, as quais terão lugar na Escola Secundária.

Quem abrirá o evento será o secretário de Estado da Educação, João Costa, e o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado. A conferência de abertura terá como tema “garantir o papel da escola em tempos de crise”, a ser apresentada pelo professor Eduardo Marçal Grilo, ex-Ministro da Educação.

O tema do primeiro painel “a escola que temos hoje”, contará com intervenções de Ana Isabel Lage, psicóloga clínica, Ana Luísa Melo, da Universidade Católica e José António Moreira, da Universidade Aberta. A moderação estará ao cargo de António Campos, director do Centro de Formação de Associação das Escolas (CFAE) Sousa Nascente.

A “E-Privacidade” será uma das várias oficinas temáticas a realizar com Tito de Morais, por outro lado, a oficina “O xadrez enquanto recurso pedagógico” estará ao cargo de Vítor Cardoso, da Escola Secundária de Felgueira e ainda, a oficina “Paisagem Protegida do Sousa Superior” com Milene Matos, da Câmara Municipal de Lousada.

Será ainda apresentado o Centro de Interpretação da Rota do Românico, por Rosário Machado, directora da Rota do Românico e realizar-se-á a oficina “Escrita faseada: uma experiência”, criada por Andriana Hamivka. Além destes eventos, será dado lugar ao tema “Do Graffiti à Street Art: arte no espaço público”, a expor por Frederico Sousa, pertencente ao Colectivo Rua.

Quem dará continuidade ao evento no dia 10, será Carlos Fiolhais, da Universidade Católica, que dará início à conferência intitulada de “A Escola e as Novas Tecnologias num tempo de pandemia”, seguido de Rui Correia, da Global Teacher Prize Portugal 2019, com o tema “Perceberam?”.

Ao longo do segundo painel, as jornadas debruçar-se-ão sobre “Que Escola vamos ter no futuro”, contando com prestações de António Teodoro, da Universidade Lusófona, Eduardo Lemos, do Conselho das Escolas e Jorge Ascenção, Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais. A moderação será entregue a António Augusto Silva, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Lousada a quem caberá o encerramento das Jornadas.

As VII Jornadas da Educação de Lousada são organizadas conjuntamente entre o Centro de Formação de Associação das Escolas Sousa Nascente e a Câmara Municipal de Lousada, sendo apoiadas pela CIM-Tâmega e Sousa, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Além destas, junta-se a direcção dos quatro Agrupamentos de Escolas do concelho e várias personalidades do mundo académico.

Estas Jornadas são creditadas como formação contínua de 12 horas.

Fonte: Câmara Municipal de Lousada