Foto: Pexels/Norma Mortenson (DR)

Lousada vai receber mais uma edição das Jornadas da Educação, amanhã, dia 5, e quinta-feira, 6 de setembro, tendo como mote “50 anos da escola democrática e multicultural”, no Auditório Municipal local.

A sessão de abertura vai contar com o autarca Pedro Machado e a primeira comunicação vai ser feita por Joaquim Azevedo, presidente da Fundação Manuel Leão, tendo como tema “50 anos depois, ainda precisamos de construir uma escola mais justa para cada criança-aluno”.

Segue-se a intervenção de. Raquel Ribeiro Barreto, da Universidade de Aveiro, que apresenta “Descentralização Democrática: 50 anos de Políticas Educativas”. Já a diretora da Pordata, Luísa Loura, vai falar sobre “Portugal em números, 50 anos depois”. Na tarde do primeiro dia de trabalhos vão ser realizadas oito oficinas temáticas, em simultâneo.

No dia 6 os trabalhos têm continuidade com a palestra “Nos 50 anos do 25 de Abril: a educação para a cidadania como finalidade central da escola pública”, apresentada por Joaquim Pintassilgo, da Universidade de Lisboa. Pedro Abrantes, da Universidade Aberta apresenta a comunicação “Tem a escola sido um elevador social e uma oficina de valores democráticos?”.

A manhã tem continuidade com Catarina Oliveira, diretora do Observatório das Migrações, que vai abordar a “Desconstrução dos mitos associados às migrações”. Elisabete Costa, da Universidade Lusófona, é a convidada para a última comunicação com o tema “Contributos da mediação para a inclusão”. O encerramento das Jornadas cabe a António Augusto Silva, vereador da Educação.

Este evento resulta de uma parceria ente o Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente e o município de Lousada.