A jornada inaugural do Campeonato Portugal Trial 4×4 arranca em Valongo, com a competição marcada para o dia 5 de Março, no Parque das Serras do Porto.
Reconhecida pela “Capital do Desporto Outdoor”, Valongo, assim como a região do Porto, prometem proporcionar aos aficionados do desporto motorizado e do Trial 4×4 um “evento “recheado de elevado nível competitivo”, refere a organização.
Com um total de dez Triais 4×4, que vão rolar ao longo de uma extensão superior a cinco quilómetros, com “zonas rápidas e obstáculos, em maior número naturais”.
Para o efeito, estão preparadas “as melhores condições para as equipas, mas também para o público assistir ao espetáculo”, assegura a organização.
O secretariado, que conjuga as verificações administrativas e técnicas, terá como base a Câmara Municipal de Valongo, com o parque fechado a ser instalado na Rua Emídio Navarro.
A competição decorre junto ao “Continente, Biblioteca e Escola Básica do Valado”, numa “pista recheada de obstáculos, beneficiando do terreno “acidentado” da região”.
A tarde de sábado, 4 de Março, está reservada às verificações, sendo que no local da prova as equipas terão à sua disposição um amplo espaço para a montagem das boxes e parque de estacionamento, assim como para todos o restante “staff” e publico em geral.
Em relação à disposição da pista há novidades, sendo que vai ter uma extensão mais alongada e serão alterados alguns triais, “transformando este ‘palco’ mítico do Trail4x4 nacional, numa pista ‘mista’ de obstáculos, mas permitindo também alguma velocidade, de forma a dar algum conforto no descanso ao navegador”
Assim, a “velocidade, controlada” vai possibilitar aos navegadores descansarem um pouco e recuperarem o esforço dos triais, que também vão ficar mais separados uns dos outros”, explicou Daniel Sousa, diretor de prova e responsável pela transformação da pista de Valongo, citado na nota de imprensa.
“Valongo tem sido, sem dúvida, uma grande alavanca de promoção e divulgação do Trial 4×4 e do campeonato. Esta será a 12ª prova que se realiza neste espaço ímpar e mítico para a prática” desta modalidade, reforçou Antero Bessa, presidente do Clube Trilhos do Norte.
O estacionamento no local da prova é grátis.