A Câmara Municipal de Valongo e a Associação das Colectividades do Concelho de Valongo iniciam, esta quarta-feira, na Escola Básica da Retorta, em Campo, a implementação do projecto “Jogos Tradicionais Portugueses 100% Futuro”, que deverá ser levado a vários estabelecimentos de ensino até Maio.

O protocolo de colaboração para a implementação do projecto “Jogos Tradicionais Portugueses 100% Futuro” foi assinado, esta terça-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de valongo, José Manuel Ribeiro, e pelo presidente da Associação das Colectividades do Concelho de Valongo. O projecto, que prevê o desenvolvimento de 10 acções por diversas escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, tem como principal objectivo promover, junto da população escolar infantil, a cultura desportiva dos jogos populares, que contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança.

Conforme se pode ler no protocolo formalizado, a demonstração de jogos tradicionais terá com a periodicidade de duas demonstrações mensais, num total de dez demonstrações, até ao final do mês de Maio de 2016, dirigidas aos alunos e professores dos estabelecimentos de educação e ensino do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Valongo.

De referir que a Associação das Colectividades do Concelho de Valongo tem sido uma presença assídua nos vários eventos culturais do município, promovendo os Jogos Tradicionais, revelando-se uma actividade com grande sucesso junto do público mais jovem e do sénior que, desta forma, recorda a sua meninice e promove um convívio com as gerações mais novas. A associação, no ano de 2015, atingiu o primeiro lugar a nível nacional, pela sua participação no projecto da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais – a qual visa a promoção, divulgação e dinamização de ações de demonstração de jogos populares – tendo como meta a organização de um encontro Europeu no ano de 2020, em Portugal.