Vasco Sousa vai continuar, até 2027, a vestir a camisola azul e branca do FC Porto, avança o clube, em comunicado.
Natural de Paredes, o internacional sub-21 deu os primeiros toques na bola no Futebol Clube Cristelo, antes de se mudar para Paços de Ferreira, onde permaneceu durante três épocas. Com 11 anos, abraçou o desafio proposto pelo Vitória de Guimarães e representou os conquistadores nos infantis, iniciados e no primeiro ano de juvenil.
Os 34 encontros disputados e os cinco golos marcados na época 2018/19 interessaram o FC Porto, que o “resgatou na temporada seguinte e fê-lo crescer nos sub-17 e nos sub-19 até lhe proporcionar a estreia como profissional a 7 de agosto de 2021”. Nesta partida, entrou aos 83 minutos e marcou o golo que deu o empate (2-2), aos 90, frente ao Trofense. Três dias depois, renovou até 2025 e revelou o sonho de “jogar pela equipa principal do FC Porto no magnífico Estádio do Dragão”, como contam os dragões.
“O talento demonstrado ao longo de 27 jogos na segunda divisão levou-o a afirmar-se e, em 2022/23, participou em 32 encontros, divididos entre segunda liga e Premier League International Cup, alinhou nos seis disputados na Youth League pelos sub-19 e cumpriu o objetivo que havia traçado anteriormente: na 19.ª jornada da Liga, a 5 de fevereiro de 2023, entrou para o lugar de Marko Grujic, aos 88 minutos, e jogou pela primeira vez no palco de sonho frente ao Vizela”.
“Três golos e duas assistências pintaram o retrato de Vasco”, na edição 2023/24 do segundo escalão, conta ainda o FC Porto, elencando que o jogador de Paredes é “dinâmico no meio-campo, tecnicamente evoluído e fundamental na aproximação à baliza contrária”. Características que chamaram a atenção de Vítor Bruno, que o convocou para a pré-época do plantel principal.
Citado em mesma nota de imprensa, o atleta diz sentir “feliz”, acrescentando que a “a renovação” seria “uma coisa natural” e que dependia do “trabalho bem feito”.
Na segunda feira, na Áustria, estreou-se a marcar frente aos húngaros do Tatabánya.