Joaquim Pinto é candidato à presidência da Comissão Política Concelhia do PSD de Paços de Ferreira em lista única.
O actual vereador da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, que liderou a candidatura do partido nas últimas autárquicas, afirma que quer renovar o partido, aumentar o número de militantes e ouvir a população, além de começar a preparar o partido para o próximo processo autárquico.
“Sou candidato por sentir que os militantes do PSD depositam em mim confiança para gerir o partido nos próximos dois anos. Por sentir que tenho disponibilidade e capacidade para assumir esse compromisso e que, juntamente com as pessoas que me acompanham na lista à comissão política, tenho bem definido o que queremos fazer do PSD”, adiantou o economista ao Verdadeiro Olhar.
Entre os principais objectivos estão criar movimentos de regeneração dos quadros do PSD. “O PSD Paços de Ferreira tem que respeitar o passado mas ao mesmo tempo é preciso dar espaço a novos quadros que irão trazer dinâmica e ideias novas”, defende. “Também vamos assumir objectivos ambiciosos quanto à militância da concelhia que acreditamos estar aquém do que poderia”, adianta o candidato.
Para avaliar o posicionamento do PSD do ponto de vista estratégico será criado um gabinete de avaliação programática, liderado por José Manuel Soares. O trabalho passará por ouvir regularmente a população nos próximos dois anos para terem “uma melhor percepção do que o concelho precisa”. “Aqueles que pensam que sabem tudo estão enganados e vão perceber, mais cedo ou mais tarde, que as pessoas não se revêm nos seus programas e ideias”, acredita Joaquim Pinto.
Mais de 90% dos elementos que integram a lista candidata à liderança da comissão política foram renovados. E houve preocupação de colocar representantes da Assembleia Municipal e das freguesias, aproveitando a dinâmica criada nas últimas autárquicas. “Criamos um gabinete do poder local onde estão os candidatos das últimas autárquicas ou representantes de todas as freguesias”, afirma o social-democrata. “Queremos estar próximos da população e conhecer o dia-a-dia das freguesias”, acrescenta.
“Queremos preparar o caminho para que o PSD se apresente nas próximas autárquicas com o melhor projecto e melhores pessoas e equipas”, frisa ainda Joaquim Pinto.
Questionado sobre se será o melhor candidato para liderar o partido nesta fase, mesmo depois da derrota nas últimas autárquicas, o vereador sustenta que não tem dúvidas. “Se não pensasse assim nem me tinha candidatado. Independentemente dos resultados não terem sido os esperados não tenho dúvidas que lançamos a semente para que o PSD volte a ter a dinâmica e a força que já teve no passado. O PSD ainda tem muito a dar a esta terra”, garante.
Na sua lista, com cerca de 30 elementos, surgem como vice-presidente Miguel Martins e como secretário geral Abílio Fernandes, ambos eleitos da Assembleia Municipal. José Bastos volta a candidatar-se à liderança da Mesa do Plenário concelhio.
Recorde-se que Joaquim Pinto é economista e já foi vereador do PSD durante quatro anos (2005 a 2009). Depois de um período afastado da política, foi o candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. É actualmente, vereador sem pelouros no executivo municipal.