A Santa Casa da Misericórdia de Penafiel foi, na sexta-feira passada, a eleições. A sufrágio apresentou-se uma só lista, liderada por Joaquim Barbosa Esteves, que já lidera a instituição desde o falecimento do anterior provedor, Júlio Mesquita.
Foram votar 67 Irmãos, tendo a lista A obtido 62 votos a favor, a que se somaram três votos em branco e dois nulos. Havia 219 inscritos em condições de votar, pelo que se registaram 152 abstenções, mostram os resultados divulgados.
Joaquim Barbosa Esteves vai ser provedor da Misericórdia de Penafiel no quadriénio 2021-2024. Acompanham-no, na mesa administrativa, como vice-provedor José Coelho Ferreira, como tesoureiro Pedro Bessa e como secretário Cristina Matos. A mesa da assembleia geral passa a ser presidida por Rui Rodrigues e o definitório/conselho fiscal é liderado por Eduardo Ferreira Nunes.
Recorde-se que Joaquim Barbosa Esteves já tinha sido tesoureiro da Misericórdia de Penafiel e era vice-provedor da instituição.
Com o afastamento de Júlio Mesquita já substituía o provedor desde Março deste ano, e acabou por ficar na gestão com o seu falecimento em Junho, propondo-se a realizar um trabalho de continuidade. Não tinha intenção de se candidatar a provedor mas acabou por fazê-lo.
Joaquim Barbosa Esteves é natural de Paço de Sousa, mas foi na cidade de Penafiel que passou a vida, primeiro como estudante e depois como professor de Educação Visual e Tecnológica do Ciclo Preparatório durante 36 anos. Está reformado há 17 anos.