É o regresso do denominado fenómeno ‘2 em 1… teatral’. O mesmo é dizer que no início do próximo mês de Dezembro vão estar em cena duas das peças que mais sucesso fizeram junto do público infanto-juvenil e familiar e que têm a chancela artística da Jangada Teatro: 3 Porquinhos e Patinho Feio.

A peça “3 Porquinhos”, um musical que andou a itinerar por diversas paragens geográficas e fez as delícias de muita gente, vai estar disponível ao público lousadense em duas datas distintas. O palco do Auditório Municipal de Lousada acolherá o retorno da peça no próximo dia 8 de Dezembro, terça-feira, dia feriado, pelas 16h00. No dia seguinte, 9 de Dezembro, a companhia fará nova apresentação, no mesmo local, mas neste caso às 14h30. Também o concelho de Famalicão vai receber o espectáculo no dia 14 do próximo mês (segunda-feira), nas instalações do Salão Paroquial de Gavião. O roteiro teatral dos “3 Porquinhos” prossegue na Casa das Artes de Felgueiras, no dia 16, e em Brito, Guimarães, 17 de Dezembro.

Esta versão, de uma obra que já é vista como um clássico, tem como alicerce narrativo cinco bonifrates que interpretam as personagens principais: uma porca, três porquinhos e, para que o ramalhete fique completo, impõe-se também a existência de um lobo. A estes cinco elementos adicionam-se outras quatro personagens que representam o ser humano, em contracena directa, actor e ser inanimado.

“3 Porquinhos” é assim, e na essência, um divertido musical onde as irreverentes marionetas vêm mostrar que a inteligência pode vencer a força. O piano, as marionetas e as vozes ao vivo ganham destaque na sobriedade das linhas cenográficas.

O Patinho Feio, por seu turno, já viajou para regiões mais longínquas ainda, fez parte da aposta na internacionalização que a companhia tem vindo a preconizar desde os primórdios da sua existência (1999) e foi representada em Macau, em Março deste ano, no âmbito de um convite formulado por agentes culturais daquele território (a companhia tem vindo a mostrar o respectivo trabalho cénico-dramatúrgico em países como Lituânia, França, Espanha, Estados Unidos, México e Brasil).

O calendário de apresentações desta peça é extenso: no dia 13 estarão em cena no Auditório Municipal de Lousada às 16h00; no dia 19 (sábado, às 11h00, às 15h00 e às 17h00) e dia 20 (domingo, às 10h00 e às 16h30), estarão no Theatro Circo, uma das mais míticas salas de espectáculos do País, em Braga.

A peça é inspirada no universo da banda sesenhada, onde se fundem pictoricamente o 2D das marionetas com o 3D dos actores, numa simbiose perfeita com a música e o canto ao vivo.”

Deve realçar-se que estas duas peças se inserem na dinâmica de trabalho que a Jangada Teatro tem vindo a emprestar ao panorama teatral nacional e internacional ao longo dos seus quinze anos de existência, que se comemoram precisamente no presente ano de 2015.

 

LSD_jangada_Cartaz_3_PorquinhosFICHA TÉCNICA/”3 Porquinhos”

Dramaturgia e Encenação: Luiz Oliveira

Interpretação: Luiz Oliveira, Rita Calatré e Vítor Fernandes

Música Original e Pianista: Ricardo Fráguas

Coreografia: Hugo Romano

Bonifrates e Figurinos: Susana Morais

Conceção Plástica: Fernando Moreira

Cenografia: Xico Alves

Género Artístico: Teatro musical com marionetas

Classificação Etária: M/4

Duração: 50 min.

 

FICHA TÉCNICA/”Patinho Feio”

Dramaturgia e Encenação: Luiz Oliveira
Interpretação: Luiz Oliveira, Rita Calatré e Vítor Fernandes
Música Original e Pianista: Ricardo Fráguas
Figurinos: Susana Morais

Cenografia: Xico Alves

Género Artístico: Teatro musical com marionetas

Classificação Etária: M/4
Duração: 50 min.