O Festival Internacional de Artes do Espectáculo de Lousada – FOLIA começa este sábado, dia 22 de Abril, e prolonga-se até ao dia 29, no Auditório Municipal de Lousada.
Nesta 17.ª edição do evento, a Jangada teatro estreia, no dia de abertura, a peça “O Principezinho”, baseada na obra de Saint-Exupéry, com encenação e adaptação de Xico Alves, e interpretações de Miguel Magalhães, Rita Calatré, Tiago Garrinhas e Vítor Fernandes. O espectáculo repete-se no domingo à tarde.
É também a companhia lousadense que encerra o FOLIA, com outra estreia, no dia 28. “Frankenstein – Uma comédia manipulada” é o nome da produção que parte da conceituada obra de Mary Shelley, com interpretação de Vítor Fernandes. Em palco é contada a história de Victor Frankenstein, um homem de convicções e desejos filosóficos que deseja oferecer á humanidade o Elixir da Vida Eterna.
“Tráfico – Uma tragédia obscena” é o título da peça apresentada pela BAAL 17 e Al Teatro, que sobe a palco no dia 24, segunda-feira. A Palmilha Dentada tem como proposta, para dia 25, “O medo que o General não tinha”, tendo como ponto de partida a personagem histórica do general Humberto Delgado.
“A árvore de Édipo” é apresentada pelo Idea theatre company, da Grécia, no dia 26. Já no dia 27, a proposta é “Um punhado de terra”, da companhia Art´imagem, e tem como ponto de partida o testemunho de um escravo trazido à força para Portugal.
No sábado, dia 29, Luísa Sobral sobe ao palco do Auditório para um concerto acústico.
Mal termina o FOLIA arranca o Foliazinho – Festival de teatro para a infância e juventude, que este ano assinala a 10.ª edição.
Entre os espectáculos direccionados para público escolar estarão o “Rei que comia histórias” e “O Príncipe Nabo”, nos dias 3 e 4 de Maio. Segue-se, nos dias 5, 6 e 7, “O Principezinho”, da Jangada teatro.
Os bilhetes para assistir às peças podem ser adquiridos na Jangada teatro ou na ticketline. Para informações adicionais pode ser contactada a Jangada teatro, através do telefone 962661286.