Um projecto para combater a solidão dos seniores, um que pretende o desenvolvimento pessoal e a gestão de carreiras para potenciar o emprego e um terceiro que vai permitir implementar um parque infantil na Escola Básica de Morais, em Campo, foram os grandes vencedores do Orçamento Participativo Jovem de Valongo 2018.
No total, foram 12 os prémios entregues, este sábado, no Fórum Cultural de Ermesinde.
Os projectos serão postos em prática pela Câmara Municipal de Valongo num investimento de 120 mil euros.
Categoria gerações foi a novidade deste ano
Cada projecto vencedor será financiado com 10 mil euros, tendo sido premiados cinco projectos na categoria “Escolar”; cinco na categoria “Extra-escolar” e dois na categoria “Gerações”, a grande novidade desta edição do OPJ de Valongo. “Com a criação desta nova categoria pretende-se fomentar uma dinâmica que envolva, desde a sua génese, quer os mais jovens quer as camadas seniores da população, levando-os a comunicarem e interagirem em prol do bem-estar da comunidade”, explica a autarquia.
No total houve 105 projectos candidatos a este orçamento participativo da Câmara de Valongo – no ano passado foram 61 candidaturas – sendo que 35 das propostas de 2018 chegaram a votação. Os vencedores foram definidos com 13.050 votos.
O projecto mais votado foi da categoria Gerações. Trata-se do Alegria e Companhia, que pretende organizar actividades para combater a solidão sénior no concelho. Teve 1942 votos. A ideia foi de Inês e Diogo Cunha, dois irmãos de Alfena. “Queremos ir até aos idosos com actividades, coisas simples que podem mudar o dia-a-dia. Sentimos que os idosos estão sozinhos e precisam de companhia. A ideia é ter jovens voluntários a ajudar”, explicam.
Em primeiro lugar na categoria Extra Escolar ficou o Projecto(ME) – Mais Emprego, com 820 votos. “Foi a primeira vez que nos candidatamos e conseguimos mobilizar muita gente através das redes sociais e apresentando o projecto em escolas”, afirmaram as proponentes Tânia Almeida e Margarida Monteiro, de Valongo. O objectivo, adiantam, é “oferecer um serviço de gestão de carreira gratuito aos munícipes para ajudar na procura de emprego”.
Na categoria Escolar, os vencedores foram Vítor Teixeira e o pequeno Gonçalo Carvalho, de Campo. O projecto Recreio em Morais: Brincadeiras Geniais teve 944 votos e visa resolver um problema da Escola Básica de Morais. “Sendo uma escola com boas instalações os alunos não tinham um espaço para brincar no recreio”, referem. Com o prémio será construído um parque infantil.
Projecto repete-se em 2019
Para a autarquia o projecto é um sucesso. “Este é um projecto que vive da mobilização e que envolve e melhora a comunidade”, afirmou Orlando Rodrigues, vereador da Juventude.
“Há muitas ideias que não sendo vencedoras são tidas em consideração na acção da Câmara. Temos inovado de ano para ano e este ano estou expectante sobre os projectos que vão misturar a irreverência dos mais novos com a sabedoria dos mais velhos”, dizia José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, ainda antes de serem conhecidos os vencedores.
“Este OPJ tem sido uma inspiração para outros municípios e temos uma taxa de concretização dos projectos de 100%”, referiu o autarca.
Implementado desde 2014, o OPJ visa o envolvimento dos jovens na comunidade, de uma forma mais construtiva e participada.
Recorde-se que o valor do Orçamento Participativo Jovem de Valongo tem vindo a duplicar nos últimos anos. O autarca deixou a garantia de que o projecto regressa no próximo ano.
Projectos vencedores
Categoria Gerações
1.º Alegria e Companhia – 1942 votos
2.º Gerações em Rolamentos – 1385 votos
Categoria Escolar
1.º Recreio em Morais: Brincadeiras Geniais – 944 votos
2.º Sala do Futuro chega a São Lourenço – 789 votos
3.º Clube TIC – Tecnológico – 786 votos
4.º Parque Infantil – Cabêda – 381 votos
5.º Brincas no Jardim de Infância Colorido – 307 votos
Categoria Extra-Escolar
1.º Projecto(ME) – Mais Emprego – 820 votos
2.º Juventude + esclarecida – 675 votos
3.º Aulas de Dança Hip Hop – 434 votos
4.º Aulas de socialização para cães – 345 votos
5.º Parque para Todos “Dos 8 aos 80” – 277 votos