Desde que foi implementado, entre 2018 e 2022, já beneficiaram do Projecto Switch to Innovation, em Valongo, 5.689 pessoas (beneficiários directos), tendo sido realizados 95 projectos, desde actividades até workshops e eventos, num total de mais de 2.200 horas de capacitação.
Os dados apurados, revela a Câmara de Valongo, mostram que através deste projecto 89% dos participantes melhorou as competências tecnológicas; 78% aumentou a autoconfiança na utilização de tecnologias; 89% aumentou o interesse pelas tecnologias; 90% de aumentou a literacia digital; 75% melhorou as soft skills (trabalho em equipa, comunicação, resolução de problemas e criatividade); e 77% aumentou a resiliência.
Recorde-se que o Projecto Switch to Innovation “é um ecossistema digital em Valongo desenvolvido com o objectivo de promover a utilização da tecnologia no desenvolvimento de projectos sociais, em prol da comunidade, como forma de inclusão e inovação social e digital, promovendo a construção e o exercício de uma cidadania mais activa e participativa e, por isso, tem como principal problema social a exclusão social e digital, motivadas por diversas origens e com variados efeitos na sociedade”.
Pelo sucesso alcançado, a Câmara de Valongo aprovou, na última reunião de executivo, uma proposta de protocolo entre o município e o CDI Portugal para a “Gestão e Dinamização do Projecto Switch to Innovation Valongo 2023”.
Partindo do pressuposto que, em Portugal, “50% da população carece de competências digitais básicas” e que a literacia digital é “uma condição essencial para a educação, para a cidadania, emprego e qualidade de vida”, Valongo salienta que “os Centros de Cidadania Digital e as Casas do Conhecimento representam os canais pelos quais as autarquias e as entidades parceiras procuram sensibilizar e envolver o cidadão em desafios como a inovação, a aprendizagem, a criatividade, a experimentação tecnológica e o conhecimento, dinamizando as comunidades locais como meio para potenciar o desenvolvimento económico, social, bem como o empreendedorismo de base local”.
A proposta aprovada recorda que, desde 2017, o Município de Valongo é parceiro do CDI – Portugal, tendo sido criados, entretanto o Centro de Cidadania Digital de Ermesinde e o Centro de Cidadania Digital de Valongo.
Entretanto, foi também abraçado o Programa Switch to Innovation, resultado da candidatura realizada ao Portugal Inovação Social pelo CDI Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo, para três anos (2020, 2021 e 2022). Já “em Novembro de 2021 este projecto assume mais um desafio e integra a gestão e planeamento da Casa do Conhecimento de Valongo, rede dinamizada pela Universidade do Minho”, lê-se no documento aprovado.
A autarquia destaca ainda que o trabalho realizado tem permitido alcançar “o reconhecimento público com prémios, como o caso do conquistado em 2022 pelo Centro de Cidadania Digital de Valongo, o Prémio Cidades e Territórios do Futuro Categoria igualdade e inclusão, sendo que a Plataforma RECODE ganhou o Prémio Cidades e Territórios do Futuro Categoria Qualificações.
A Câmara de Valongo acredita que “este projecto poderá ser objecto de financiamento para os anos seguintes”, pelo que o protocolo celebrado se reporta ao período de Janeiro a Agosto de 2023, coincidindo com o final do ano lectivo escolar 2022-2023.