Foto: DR

Já estão em Lousada pelo menos 27 refugiados que fogem à guerra na Ucrânia, sobretudo mulheres e crianças.

A Câmara de Lousada agradece a solidariedade que tem existido por parte da população e refere que em breve vai ser realizada uma campanha de recolha de alimentos.

“O Município de Lousada agradece aos munícipes do concelho que se juntaram à comunidade ucraniana e que, com um enorme sentido de solidariedade, contribuíram com bens, com alojamento e ofertas de emprego, ajudando quem mais precisa neste período de conflito humanitário”, escreveu o presidente da Câmara de Lousada, nas redes sociais. “Até ao momento, registámos 27 pessoas vindas da Ucrânia para o nosso concelho em condições muito díspares, mas com um denominador comum: a disponibilidade e entrega total de quem os recebe! Na sua maioria são mulheres e crianças, com um profundo sentimento de perda, do que e de quem deixaram para trás…”, revelou o autarca, prometendo que a autarquia vai continuar o trabalho de dar apoio alimentar, habitacional, social e educativo, “de modo a tornar a sua integração mais fácil”.

“Sabe-se que a vontade imediata de ajudar é muita, mas é necessário gerir esta situação cautelosamente para que haja uma integração efectiva destas pessoas”, alerta Pedro Machado.

Segundo o presidente do município, em breve será realizada uma campanha de recolha de alimentos para enviar para a Ucrânia, “pois caso o conflito se mantenha, esta população irá precisar de toda a ajuda ao longo do tempo”.