O GAITAÇOS – III Encontro de Gaiteiros da Pedaços de Nós, em Freamunde, arrancou hoje, com a inauguração da Exposição “Os Zés P’reiras no Entre-Douro-e-Minho”, na Escola Secundária. D. António Taipa, patente até ao dia 11.
Segundo a organização, este Encontro de Gaiteiros “é um ponto de encontro de tocadores de gaitas de foles e percussão tradicional para em conjunto e num número muito superior ao de um grupo habitual, sentirem o prazer e a magia destes instrumentos”.
É também um evento onde acontecem workshops com formadores muito reconhecidos no meio musical, quer em gaita de foles, quer em percussão tradicional.
“Pretende-se a presença de tocadores do distrito do Porto, Coimbra, Bragança e Galiza, onde a gaita de foles tem uma maior implantação”, diz a Pedaços de Nós.
Este ano, serão homenageados os grupos de Zés P´reitas “Os Delaenses” e “Os Divertidos”, pela ligação de décadas que têm com Freamunde e a Casa de Bombos Alves, a mais antiga da região na construção de caixas e bombos.
A iniciativa quer ainda dar a conhecer aos alunos desta escola a gaita de foles e cativá-los para a aprendizagem deste instrumento.
Assim, na sexta-feira, dia 12 de Outubro, com actuações de grupos de gaiteiros na Escola Secundária D. António Taipa durante a tarde. Às 21h30 será inaugurada a exposição “Os Zés P’reiras no Entre-Douro-e-Minho”, na sede da Pedaços de Nós, seguindo-se uma palestra sobre “A prática da Gaita de Foles em Portugal”, por Napoleão Ribeiro. Às 23h30 há ainda uma Foliada na sede da Pedaços de Nós e em frente ao Café das Sebastianas.
No sábado, o programa arranca pelas 15h00, com o workshop para Gaita de Foles, por Tiago Morais e para Percussão Tradicional, por Tiago Soares, na sede da Pedaços de Nós. Às 18h00 será apresentado o Cancioneiro de Gaita-de-foles, pela Associação Gaita-de-Foles, de Lisboa, na sede da Pedaços de Nós e, às 21h30, haverá um concerto das Castanholas de Freamunde – Pedaços de Nós, na Associação de Socorros Mútuos Freamundense.
Para encerrar o evento realiza-se, às 22h00, mais uma Foliada com todos os tocadores participantes, também na Associação de Socorros Mútuos Freamundense.