Como o Verdadeiro Olhar tinha noticiado, a Câmara de Paredes arrancou, ontem, com os trabalhos de limpeza e remoção de lamas no leito da levada do Souto no Rio Ferreira, em Lordelo.
“Os procedimentos de limpeza vão decorrer durante as próximas três semanas e, posteriormente, será realizado o arejamento do rio com a introdução de oxigénio para revitalizar a fauna aí existente”, explica nota da autarquia.
A mesma fonte refere que o investimento nesta acção é de 25 mil euros, sendo 12 mil euros referentes ao aluguer de um equipamento para arejamento do rio e 13 mil euros para aquisição de serviços de limpeza do Rio Ferreira.
A par disso, “foi também iniciada uma nova intervenção na ETAR de Arreigada, em Paços de Ferreira”, diz a Câmara de Paredes.
De que serve estar a implementar qualquer ação de limpeza do rio Ferreira enquanto a raiz do mal de todo este grande problema ainda não está DEFINITIVAMENTE solucionada (ETAR de Arreigada)?!
É o mesmo que deitar 25 mil euros ao rio que ele corre juntamente com o esgoto que provem da ETAR de Arreigada.
…”será realizado o arejamento do rio com a introdução de oxigénio para revitalizar a fauna aí existente”…
Qual fauna?
Infelizmente o rio Ferreira foi de tal forma sobrecarregado com efluente da ETAR de Arreigada que atualmente se transformou num esgoto a céu aberto e está completamente MORTO, sem vida.
As ações de restauro/reabilitação/recuperação do rio Ferreira terão que passar por muito mais do que um simples arejamento e os resultados apenas irão surgir a longo prazo.
Comments are closed.