A quarta edição do Concurso Literário “Ler Lousada” premiou estudantes e estabelecimentos de ensino do concelho. A cerimónia decorreu no Auditório Municipal, no início deste mês, e trouxe os escritores António Mota e José Fanha.
Este concurso foi dirigido a todos os alunos do quarto, sexto e nono ano do concelho.
A turma 4ºA SO, da Escola Básica de Sousela, com o trabalho “Carta à Minha Avó”, ficou em primeiro lugar, seguida da turma 4ºD, Escola Básica de Caíde de Rei, com “Cartas sobre o que nos rodeia…”, e da turma 4º F, Escola Básica de Figueiras, que concorreu com “Carta ao Padre Santinho”.
“A Incrível História do Cavaleiro do Mito”, de Pedro Lucas, turma D, da Escola EB 2, 3 de Lousada Centro, venceu o primeiro lugar. Já em segundo ficou Lara Pinto, turma F, da Escola EB 2, 3 de Lousada Centro, com o trabalho “A Incrível História dos Bacalhaus Voadores – Continuação”. A terceira classificada foi Leonor Ribeiro, turma E, da Escola EB
2, 3 de Lousada Centro “O Filme dos Cinco Amigos”.
No nono ano, o primeiro prémio foi entregue a “Lousada… Por Ti!”, de Lara Silva, da Escola Básica e Secundária de Lousada Norte (Lustosa), a que se seguiu o trabalho apresentado por Tatiana Baptista, Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste (Nevogilde), intitulado “Tudo pela Cura!”. Já em terceiro lugar ficou “Salvar o Rio Sousa”, de Matilde Aires, Escola Básica de Lousada Este (Caíde de Rei).
Os vencedores receberam cheques convertidos em livros. No quarto ano a EB de Sousela recebeu 750 euros, a EB de Caíde de Rei teve direito a 500 euros e a EB de Figueiras a 250 euros.
Já no sexto ano, os três primeiros prémios foram para a EB 2,3 de Lousada Centro, num total de mil euros e os alunos que ficaram nos lugares de topo levaram para casa cheques-livros, entre os 250 e os 100 euros, o que também se aplicou aos três melhores trabalhos do nono ano.
Relativamente às escolas frequentadas pelos alunos vencedores do nono, a EBS de Lousada Norte recebeu 500 euros, a EBS de Lousada Oeste 250 euros e 150 euros para a EB 2,3 de Lousada Este.
A Câmara Municipal de Lousada resolveu apostar na edição de livros dirigidos aos alunos das escolas do concelho, o que se traduz num “desafio crescente, na medida em
que as gerações mais jovens fazem um uso mais frequente das novas tecnologias”, segundo refere a autarquia em comunicado.