Está patente na Casa da Cultura de Paredes a exposição “Carcaça”, uma mostra conjunta de duas irmãs de Aguiar de Sousa, Inês e Rute Vieira.
Segundo a autarquia, a mostra “surge da tentativa de reconhecer o processo de trabalho, a identidade, as referências visuais e pessoais – não como um mero meio para chegar ao resultado final, mas como algo importante que sustenta a identidade de qualquer artista”.
A exposição está repartida por duas salas que “distinguem-se de forma coerente encontrando-se sempre na temática principal do projecto” e é composta por por escultura, desenho e vídeo que de forma “nua” mostram referências e inspirações, quase como um mapa que guia o observador pelo processo criativo.
Inês Alves da Silva Vieira e Rita Alves da Silva Vieira são naturais de Aguiar de Sousa. Estudaram Artes Visuais na Escola Secundária de Paredes e frequentam a licenciatura de Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
A obra de Inês Vieira “incide maioritariamente na escultura e no desenho, reflecte sobre espaços positivos e negativos, a luz natural e os reflexos, pensando na memória individual e recordação”. Já a de Rita “liga-se à imagem como uma ideia de camadas de substância, explorando as formas e os materiais, num trabalho que explora, o vídeo, a fotografia e a colagem”.