A região do Tâmega e Sousa está em risco elevado de incêndio, fazendo parte do território nacional que abrange 90 concelhos nestas condições, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Há ainda 70 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro que estão hoje em perigo máximo de incêndio.
Segundo o mesmo organismo revela em comunicado, estão em perigo muito elevado concelhos dos distritos do Porto, Vila Real, Bragança, Faro, Beja, Évora, Lisboa, Leira, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Portalegre,
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Nos próximos dias, o número de concelhos em perigo máximo vai aumentar, de acordo com a previsão do instituto, que espera uma subida das temperaturas a partir de hoje, o que faz com que o país esteja em alerta para incêndios rurais.