No âmbito da reprogramação do Portugal 2020, foram assinados novos acordos de colaboração que visam o reforço do financiamento para intervenções nas escolas do Norte do país, onde se incluem quatro escolas do concelho de Lousada.

No concelho está previsto um reforço de investimento superior a 1,41 milhões de euros para as intervenções na EB Lousada Centro (Cristelos), EBS Lousada Norte (Lustosa), EBS Lousada Oeste (Nevogilde) e EB Lousada Este (Caíde de Rei), informa a autarquia. Este reforço acresce ao investimento previsto no âmbito do mapeamento inicial dos investimentos em infra-estruturas de educação do Portugal 2020, no qual já havia sido previsto um investimento de 1,23 milhões de euros, totalizando assim o montante de 2,6 milhões de euros.

Citado em nota de imprensa, o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, sustenta que “este financiamento é um auxílio fundamental para o esforço que o município está a levar a cabo na remodelação do parque escolar concelhio, em especial nos edifícios do 2.º e 3.º ciclo”. “Apesar de termos conseguido um valor significativo de reforço, o mesmo ainda não é suficiente para as intervenções necessárias em alguns dos edifícios, estando a ser efectuadas diligências com o Ministério da Educação para que estas verbas possam ser novamente reforçadas, a curto prazo”, acrescenta o autarca.

Segundo a autarquia, desde Abril decorre a 1.ª fase das obras de requalificação da EB 2,3 de Lousada centro com um investimento total co-financiado que ascende a 1,2 milhões de euros. As obras incluem substituição de caixilharia, colocação de cobertura nos pátios interiores, revestimento dos pavimentos e pinturas. Vai ainda ser removido todo o revestimento em fibrocimento com amianto nas coberturas e instalados sistemas de aquecimento nas salas de aula. O Pavilhão Desportivo vai ser intervencionado com substituição de iluminação e colocação de painéis solares.