O Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada recebe amanhã, terça-feira, a equipa de investigadores da Universidade do Minho que está a realizar o estudo científico da Festa da Bugiada e Mouriscada para uma sessão pública de acompanhamento dos trabalhos já realizados. A apresentação será feita pelas 18h00 no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, localizado na Rua de Campelo, n.º 340, em Sobrado.
A Festa da Bugiada e Mouriscada é um dos eventos culturais mais importantes do Município de Valongo. A festividade que acontece uma única vez por ano, a 24 de Junho, recria um conflito entre Mouros e Cristãos (Bugios) pela posse de uma imagem milagrosa de S. João Baptista. São cerca de oito centenas os participantes trajados com vestes de veludo colorido que dão cor e vida à tradição ancestral, que todos os anos atrai dezenas de milhares de visitantes à Vila de Sobrado, a 24 de Junho, dia de S. João.
Esta festividade única no mundo está já classificada como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, integrando também a Rede da Máscara Ibérica. Com o intuito de uma maior valorização e promoção, esta festividade popular encontra-se em processo de estudo científico, por uma equipa da Universidade do Minho, tendente à inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e lista representativa do Património Imaterial da Humanidade da Unesco.