A Câmara Municipal de Valongo vai realizar, entre Maio e Agosto, um conjunto de intervenções no centro da cidade de Valongo “que visam melhorar a qualidade de vida das cidadãs e dos cidadãos”. Haverá, nesse período, constrangimentos à circulação.
De acordo com a autarquia, serão abrangidas a Estrada Nacional 15 (EN15), no troço constituído pela Rua de Alves Saldanha, Rua do Padrão, Rua de São Mamede, Rua Conde Ferreira até ao entroncamento com a Avenida Oliveira Zina, Rua da Misericórdia até ao cruzamento com a Rua da Passagem, e ao longo de toda a extensão da Rua da Passagem.
“Tendo como base o conceito de Urbanismo Tático, que se caracteriza por intervenções urbanas de baixo custo e de rápida execução, esta estará focada na melhoria das condições de circulação em modos suaves, como são o andar a pé e em bicicleta. Será potenciada a criação de áreas de jardim, zonas de estar, de lazer e de convívio para moradores/as, bem como pequenas esplanadas para o comércio local. Uma solução muito utilizada nestes projectos é o conceito de parklet, que dá outros usos aos lugares de estacionamento”, lê-se no site do município.
A Câmara avisa que, nos troços intervencionados, a EN15 passará a ter sentido único nascente-poente, e a Rua da Passagem o sentido único poente-nascente entre a Tv. da Ivanta e a Rua de Alves Saldanha. Alterações que vão permitir “não só, aumentar o número de lugares de estacionamento, mas, também, o alargamento de passeios e a melhoria da acessibilidade do espaço público”. “Em conjunto com o desvio do tráfego de pesados de mercadorias da EN15, espera-se que esta intervenção leve à redução de sinistralidade e à melhoria da qualidade do ar”, refere ainda a autarquia valonguense que quer tornar o centro de Valongo mais convidativo.