O município de Valongo, a Universidade do Minho, através do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, a Associação Organizadora da Casa do Bugio e das Festas de S. João de Sobrado, e a União de Freguesias de Campo e Sobrado formalizam, esta terça-feira, um protocolo que visa a produção de um estudo científico da Festa da Bugiada e da Mouriscada e da comunidade em que ela se insere, bem como o desenvolvimento das iniciativas que criem as condições favoráveis à apresentação da candidatura da festa à Lista do Património Imaterial da Unesco, diz nota de imprensa da autarquia.
A assinatura do Protocolo de Cooperação Interinstitucional com Vista ao Estudo e à Promoção da Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado terá lugar às 18h30, no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada.
Recorde-se que a Festa da Bugiada e da Mouriscada é uma impressionante manifestação cultural portuguesa, que se realiza todos os anos, a 24 de Junho, dia de S. João, na vila de Sobrado, em Valongo, distinguindo-se das demais festividades pelo seu carácter singular e tradicional. Durante todo o dia, centenas de Bugios e Mourisqueiros encenam a luta pela posse de uma imagem milagrosa de S. João Baptista, com máscaras e trajes de veludo colorido e danças ao som de guizos e castanholas, num dia em que se faz tudo ao contrário, subvertendo a ordem natural.