Instituições de Penafiel vão criar mais de 150 vagas para creche

Candidaturas foram aprovadas no âmbito do Programa Pares, anunciou presidente da Câmara. Está a ser ponderado um aumento do apoio do município aos projectos

0

Houve instituições sociais de Penafiel que viram aprovadas as suas candidaturas no âmbito do Programa Pares, lançado pelo Governo. Ao todo, serão criadas mais de 150 vagas de creche, revelou o presidente da Câmara de Penafiel na última Assembleia Municipal.

A autarquia está “apostada em aumentar o número de vagas em creche, que é a melhor forma de apoiar a natalidade”, disse Antonino de Sousa. “Temos de criar condições para que as famílias possam ter filhos sem que isso seja um impedimento para manterem os seus empregos”, defendeu o autarca, adiantando que houve “um conjunto de notícias positivas neste domínio”.

“Tivemos notícia da aprovação de mais de 150 vagas para creche em instituições do concelho. Isso traz um aumento de mais 50% da resposta de creche no concelho”, afirmou o edil.

Mais à frente, Nuno Araújo, do PS, apelou a um possível aumento do apoio à comparticipação dada a estas instituições, previsto nos 15%, desafiando a Câmara a dar um apoio superior, de 20 a 25%.

“Já apoiamos as candidaturas e vamos apoiar com a execução deste programa do Governo. O compromisso de 15% na componente nacional tem a ver com um precedente dos anteriores programas, mas admito que essa percentagem possa vir a alterar. A nossa preocupação foi celebrar o protocolo de compromisso rapidamente para permitir avançar com as candidaturas. Mas estamos atentos às necessidades das instituições e deve aumentar o valor da comparticipação”, afiançou o presidente da Câmara, lembrando que o município tem ajudado as instituições sociais com 750 mensais desde o início da pandemia e acaba de dar mais um apoio extraordinário de 20% a todas as colectividades.