Está oficializada a criação de um núcleo da Iniciativa Liberal em Paços de Ferreira. O plenário fundador elegeu o economista João Carneiro, de 28 anos, como coordenador da concelhia pacense.
A meta é criar uma alternativa às actuais políticas que “maquilham a realidade e que se escondem no passado para não apresentar soluções no presente”.
Segundo comunicado do núcleo, a intervenção da Iniciativa Liberal será marcada “por uma nova abordagem política pragmática, sustentada, consciente, aberta ao diálogo e a opiniões divergentes”, querendo afirmar-se como “uma alternativa política fiável e que se demarca da demagogia e populismo”.
A coordenação do núcleo diz que já tem estado a trabalhar nos últimos meses, procurando obter transparência da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal. “Mas o executivo parece bastante relutante a tornar publico o debate, as decisões e alguns documentos que, por lei, deveriam ser de conhecimento público”, sustentam.
Criticam o processo de extinção da Gespaços, o “desastre ambiental” da ETAR de Arreigada, a incapacidade para captação de investimento privado, as obras “que só surgem em tempos de eleições” e complicam a vida a moradores e empresas e o incumprimento para com as Águas de Paços de Ferreira que fez os preços subirem novamente, entre outros.