Um incêndio de grandes dimenções continua a lavrar em Paços de Ferreira, estando no local cerca de uma centena de bombeiros da região e 26 meios terrestres. As chamas começaram em Sanfins de Ferreira e Codessos e já alastraram ao concelho de Santo Tirso, tendo afetado as zonas de Rebordões e Roriz.
No local mantém-se as corporações de Freamunde, Paços de Ferreira, Santo Tirso, Vila das Aves e Lousada, apoiados pela GNR, Polícia Municipal e Serviços de Proteção Civil do Município.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, tem estado no local a acompanhar a situação, tendo o município disponibilizado equipas da Ação Social para apoiar os operacionais, designadamente no fornecimento de refeições.
O Governo alargou até quinta-feira a situação de alerta devido ao risco de incêndios, face às previsões meteorológicas, e anunciou a criação de uma equipa multidisciplinar para lidar com as consequências dos incêndios dos últimos dias, com sede em Aveiro e coordenada pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Em Portugal, mais de cinco mil operacionais combatiam, esta madrugada, 107 focos activos em Portugal Continental. Já morreram quatro pessoas e há registo de 40 feridos, 33 são bombeiros.
Há seis auto-estradas cortadas em todo o país e na região a A43, com corte nos dois sentidos, na zona de Gondomar, onde lavra um grande incêndio, e A 41, corte total entre o nó da A43 e o nó da A4.