Um incêndio que deflagrou, esta madrugada, num aterro, em Sobrado, no concelho de Valongo, consumiu uma área significativa.
Segundo os Bombeiros de Valongo, uma das corporações que esteve no combate às chamas, o alerta foi dado por volta da 1h40, tendo o fogo ficado circunscrito às 12h45 desta sexta-feira.
Contactado pelo Verdadeiro Olhar, o presidente da Junta da União de Freguesias de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa, realçou que as chamas consumiram uma parte significativa do aterro.
“Estamos a falar de um imenso buraco pelo que é difícil calcular com exactidão a dimensão da área ardida, mas foi considerável”, disse, salientando que o aterro serve vários concelhos da Área Metropolitana do Porto.
O aterro além de vidros, acolhe materiais de construção civil, plásticos e outro tipo de resíduos, o que dificultou, segundo o autarca, o combate às chamas. Próximo do aterro existe uma ETAR para tratamento de lixiviados.
No combate às chamas estiveram 24 operacionais e 11 viaturas das corporações de Valongo, Ermesinde, Freamunde, Paredes, Penafiel, Pedrouços e São Mamede.