Foram inaugurados, este fim-de-semana, mais dois centros escolares em Penafiel, desta vez em Pinheiro, na freguesia das Termas de S. Vicente, e em Duas Igrejas.
Cada Centro Escolar inaugurado é composto por seis salas de aula para o 1.º ciclo do ensino básico, com capacidade para 156 alunos, duas salas de actividades para a educação pré-escolar com capacidade para 50 crianças, uma biblioteca, um campo de jogos, uma sala para docentes, cozinha, refeitório e polivalente, diz nota de imprensa da autarquia. Para além de computadores com ligação à Internet, todas as salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico, bem como as salas de actividades da educação pré-escolar estão dotadas de quadros interactivos. Irá ser apresentada candidatura para integrar as bibliotecas destes Centros Escolares na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
Com a abertura do novo centro escolar do Pinheiro encerram a escola básica de Torre – Pinheiro, sendo que o Jardim de Infância de Igreja passou a integrar o centro escolar. “Inauguramos um projecto muito importante para a comunidade do Pinheiro. Queremos continuar a apostar na qualidade de vida dos nossos concidadãos”, afirmou o presidente da Junta das Termas de S. Vicente, José Barbosa Soares.
Já em Duas Igrejas, foram encerradas as escolas básicas de Eirô n.º1 e Eirô n.º2, com o jardim-de-infância de Carvalhinhos a integrar o novo Centro Escolar. “Esta é uma das mais importantes obras realizadas aqui na nossa freguesia. Duas Igrejas tem a partir de agora, todas as condições para a prática da componente lectiva e extracurricular”, referiu João Paulo Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Duas Igrejas.
Presente nas inaugurações, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel salientou que “os centros escolares inaugurados são a prova do grande investimento que tem sido feito nas infra-estruturas educativas” do concelho. “Apesar das enormes dificuldades que o país viveu, Penafiel continuou a investir e apostar no progresso e na qualidade de vida da nossa comunidade e, mesmo assim, conseguimos reduzir a dívida, num exercício de grande responsabilidade e rigor financeiro”, sustentou Antonino de Sousa.
O autarca lembrou ainda o trabalho que tem sido feito pelo município no apoio social e na captação de investimento.