Foi inaugurado, este fim-de-semana, o Parque do Rio Ferreira, em Lordelo e Rebordosa.
Segundo a Câmara Municipal de Paredes, este espaço verde que liga as cidades de Lordelo e Rebordosa é o “maior parque urbano da região”, contando com 3,8 quilómetros de extensão e 43 hectares de área.
“A sua criação potenciou uma malha urbana moderna e funcional, assente na convivência da mobilidade pedonal e rodoviária, mas sobretudo na definição de uma centralidade com escala, capaz de acomodar as próximas décadas de desenvolvimento urbano” naquelas cidades, refere o município.
“A Câmara de Paredes adquiriu 31 hectares de terreno, os restantes 12 hectares, situam-se em Penhas Altas, zona de interesse etnográfico e arqueológico, valorizada pela presença de dezenas de moinhos e da ponte românica. Pelas suas características mistas, de minifúndio e residencial, é pretensão da Câmara Municipal que esta área continue propriedade privada dos seus residentes, sendo o elo entre as duas zonas de lazer do Parque do Rio Ferreira”, explica nota de imprensa.
Foram realizadas duas cerimónias de inauguração, com várias intervenções de ex-autarcas e de autarcas ainda em funções.
“Este projecto demorou 20 anos a ser concretizado, foram milhares de horas de trabalho para que este parque fosse hoje uma realidade”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Paredes, citado em comunicado.
Segundo Celso Ferreira, a negociação dos terrenos com 92 proprietários do lado de Rebordosa foi um processo difícil. “Fizemos milhares de reuniões para chegarmos onde estamos hoje. Hoje, inauguramos a maior obra de sempre em Rebordosa e, por isso, apelo a que protejam e sintam este parque como fosse vosso”, disse.
O autarca aproveitou ainda para anunciar que irá propor às Juntas de Freguesia de Rebordosa e Lordelo um protocolo com delegação de competências com a transferência mensal de uma verba para que possam ser as Juntas de Freguesias a tratar da manutenção do Parque, através da contratação de seis jardineiros a tempo inteiro.
Celso Ferreira aproveitou ainda o momento para anunciar um novo investimento em Rebordosa, o contrato de empreitada para um novo acesso da Zona Industrial da Serrinha à A41, num investimento de cerca de 298 mil euros.