Fotografia: Câmara de Valongo

O Centro de Operações do Núcleo Refood de Ermesinde dispõe, desde sábado, de instalações próprias, localizadas no piso superior do edifício do Mercado de Ermesinde. O objectivo da instituição passa por alargar o número de utentes que já serve e o número de voluntários de forma a fazer face a todas as solicitações.

A coordenadora do Núcleo Refood de Ermesinde, Arlete Cardoso, destacou que o projecto Refood é um projecto 100% voluntário que redirecciona refeições (excedentes alimentares) para pessoas carenciadas.

Fotografia: Câmara de Valongo

Ao Verdadeiro Olhar, Arlete Cardoso esclareceu, também, que o projecto pretende reduzir o desperdício alimentar, atenuando a fome e diminuindo a quantidade de resíduos que acabariam nos aterros sanitários, agravando o problema da gestão dos resíduos nas cidades.

A coordenadora do Núcleo Refood Ermesinde manifestou que a inauguração deste espaço era um desiderato há muito desejado pelos elementos afectos à estrutura, sendo propósito do núcleo aumentar  a rede de voluntários, que é de 35 a 40, para 200 voluntários.

“Os voluntários que dispomos são escassos. Necessitamos de voluntários para fazer a distribuição e recolha de alimentos e que nos ajudem a cumprir com as condições de higiene e salubridade dos alimentos recolhidos”, expressou.

Publicidade

Falando do público-alvo e das famílias carenciadas que beneficiam destes produtos, Arlete Cardoso esclareceu que a maioria das pessoas está devidamente sinalizada pela Segurança Social, sendo  o Núcleo Refood de Ermesinde devidamente reconhecido pelos parceiros que fazem parte da rede social e mantendo-se em estreita colaboração quer com a Câmara de Valongo quer com a Junta de Freguesia de Ermesinde.

Referindo-se, ainda, às pessoas beneficiadas pela ajuda do Núcleo Refood de Ermesinde, Arlete Cardoso realçou que a maioria dos utentes apoiados são desempregados, famílias numerosas, reformados que não beneficiam de qualquer apoio no âmbito da rede social.

Além do presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, a inauguração do Núcleo Refood de Ermesinde contou com as presenças do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde e do fundador da Refood, Hunter Halder,