Decorreu no sábado, mais uma Presidência Aberta do presidente da Câmara Municipal de Paredes, desta vez na freguesia de Vandoma.
O dia serviu para inaugurar as obras do Complexo Desportivo de Vandoma e ainda para assinar os protocolos de cedência de duas escolas a instituições da freguesia.
“Vamos hoje inaugurar uma fase do Complexo Desportivo de Vandoma, porque estas coisas são feitas por fases. As obras têm de ser realizadas um pouco por todo o concelho, metodicamente. Investimos 50 mil euros agora, mas já lá tínhamos investido mais de 150 mil euros em terraplanagens e na linha de água”, disse Celso Ferreira.
Já o presidente do Clube Futebol Vandoma, Francisco Cirilo das Neves, agradeceu o contributo de todos. Segundo o presidente da junta de freguesia, José Magalhães, a inauguração só foi possível “graças ao doador do terreno e à Câmara Municipal de Paredes” e ao apoio da junta.
O presidente da câmara deixou ainda uma promessa: “se o clube tiver dimensão, se conseguir chegar a um mínimo de 150 atletas, vamos construir um relvado sintético”.
À tarde foram assinados os contratos de cedência das Escolas Básicas de Bacelo e de Rua, respectivamente às Vicentinas da Conferência de Santa Eulália de Vandoma da Sociedade de São Vicente de Paulo e à Associação Espaço Amigo.
“Estes contratos são importantes e simbólicos, porque devolvemos à comunidade de Vandoma as escolas. As prioridades da Câmara para as 64 escolas encerradas no concelho com a Carta Educativa são a área social, porque a nossa população está a envelhecer. Helena Barros desafiou-me para criarmos uma IPSS, que não havia em Vandoma. Ali vai ser criado um centro de dia, com acompanhamento domiciliário e ATL”, revelou Celso Ferreira. “A outra escola é entregue à igreja, porque as conferências têm um conhecimento da pobreza que mais ninguém tem. Em Dezembro, vão ser chamadas à Câmara para receberem o subsídio que apoiará a vossa actividade”, acrescentou o autarca.