As duas obras que resultaram da segunda edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV) são inauguradas esta quinta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro.
O projecto “Brincar sem me molhar” será inaugurado às 10h00, na Escola Básica da Retorta, em Campo, e consiste na recuperação e transformação dos logradouros num recreio coberto. Já pelas 11h00, está prevista a inauguração da “Quinta do Saber”, na Escola Básica da Azenha, também em Campo, que transformou um recreio num jogo da Glória.
Recorde-se que o OPJV é um projecto do município de Valongo para jovens dos 6 aos 35 anos de idade, “que facilita o seu envolvimento de uma forma mais construtiva e participada na comunidade, através da criação de um pensamento dinâmico e crítico, permitindo não só que apresentem ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem”, refere a Câmara Municipal.
Actualmente está em curso a terceira edição do OPJV. Na edição deste ano destacam-se três grandes novidades: a duplicação da verba para 40 mil euros, duas categorias de projectos (escolares e concelhios) e a criação de uma plataforma online para submissão e votação de propostas – http://opjv.cm-valongo.pt, diz nota de imprensa da autarquia.