Foi inaugurada, esta quarta-feira, na Loja Interactiva de Turismo, a exposição Itinerante “Rochas e Minerais – Minas e Geologia Norte de Portugal”, que promove o potencial dos diferentes locais de relevância geológica e mineira da região Norte do país, refere a Câmara Municipal de Paredes em nota de imprensa.
Esta exposição foi organizada por iniciativa do município de Vila Pouca de Aguiar, com o apoio da Direcção Geral de Energia e Geologia e da Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA, e a participação dos municípios de Arouca, Boticas, Gondomar, Macedo de Cavaleiros, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paredes, Porto, Torre de Moncorvo, Valongo e Vila Real.
“Esta exposição permite-nos perceber a importância do património e da riqueza geológica do nosso concelho. As Minas de Ouro de Castromil e Banjas são uma referência nacional e, segundo especialistas, o maior complexo mineiro romano subterrâneo”, disse Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes.
A exposição estará patente, até 7 de Dezembro, na Loja Interactiva de Turismo, e de 12 a 30 de Dezembro, no Centro de Informação da Rota do Românico.
Há a possibilidade de visitas orientadas para o público escolar, com marcação, diz a autarquia.