Foi inaugurada, no passado dia 15, a Biblioteca de Rio Mau. O espaço está equipado com mais de mil livros e acesso gratuito à Internet. A partir de dia 1 de Dezembro, a Biblioteca de Rio Mau estará aberta aos sábados das 09h00 às 17h00, estando aberta à comunidade escolar em caso de solicitação.
Durante a cerimónia o município de Penafiel anunciou a aquisição da Casa da Sobreira, importante e emblemático edifício da freguesia, que passará a ser património público, e ainda a construção do futuro “Espaço do Cidadão” em Rio Mau.
“A Biblioteca de Rio Mau será um espaço de cultura, com um vasto espólio de livros e acesso à internet. Entendemos dotá-la de um espaço dedicado à Apicultura, onde estão expostos alguns artigos ligados a esta actividade já que Rio Mau é uma freguesia de Apicultores”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Rio Mau. “A Junta de Freguesia, em articulação com a Câmara, desenvolveu uma série de obras importantes para a nossa comunidade como os casos da pavimentação da Rua da Vieira à Bandulha, a Pavimentação da Rua do Almeja, e a electrificação da marginal de Rio Mau, que se encontra numa fase final”, lembrou Manuel Soares da Silva.
Já o presidente da Câmara Municipal de Penafiel afirmou que a nova Biblioteca é um equipamento com uma boa localização, bem requalificado e organizado a nível documental. “Estamos ainda a trabalhar na requalificação e na melhoria de várias acessibilidades e, a curto prazo, vamos ainda equipar Rio Mau com um Espaço do Cidadão. Pretendemos aproximar os serviços a este território”, disse Antonino de Sousa. O autarca aproveitou também o momento para, numa altura em que a freguesia comemora 30 anos, anunciar que o município de Penafiel adquiriu a Casa da Sobreira, um edifício histórico e emblemático, e que passará agora a ser património público.