Foram aprovadas, na última Assembleia Municipal, as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis, derrama e participação variável do IRS para o próximo ano. Não há mudanças em relação às que estão em vigor.

A taxa de IMI vai manter-se no mínimo, 0,3%, para prédios urbanos. Continuará também a existir um desconto de 70 euros para as famílias com três ou mais filhos. A manutenção deste imposto foi aprovada por unanimidade.

Já no que toca à derrama a aplicar às empresas, um imposto sobre o lucro tributável, os eleitos do PS votaram contra e houve abstenções dos dois eleitos do Tino de Rans –Penafiel é Top e de dois presidentes de junta. A taxa será de 1,5%, havendo uma taxa reduzida de 0,75% para as empresas com volume de negócios que não ultrapasse os 150 mil euros.

No máximo, vai continuar a taxa variável de participação no IRS em 2018, que será de 5%. Também neste ponto não houve concordância, com os eleitos do PS e do Tino de Rans –Penafiel é Top a votarem contra e a pedirem um alívio desta taxa.

Publicidade