O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) abriu um concurso público para a reabilitação de 10 fogos devolutos no Bairro Dr. Abílio Moreira, em Lousada.
O procedimento, publicado hoje em Diário da República, inclui, entre outros trabalhos, redes de água, esgotos, serralharias, electricidade, gás, pinturas interiores e carpintarias. As obras estão orçadas em 111.850 euros.
Ao Verdadeiro Olhar, o vereador da Habitação da Câmara de Lousada lembra que, recentemente, quatro outros fogos neste bairro foram reabilitados.
“Por força dos inúmeros contactos que fizemos com o IHRU e com o Ministério das Infra-estruturas e Habitação, conseguimos proceder a uma análise total das habitações que se encontravam devolutas e, num acordo com o IHRU, intercedemos para que houvesse muita urgência na recuperação de quatro habitações (ajuste directo) que poderiam servir para emergências sociais e também por força de qualquer vicissitude relacionada com a Covid-19, sendo que outras 10 ficariam para ser alvo de concurso público”, lembra Nélson Oliveira.
A autarquia espera que o processo não fique por aqui e que se consiga avançar com a reabilitação do exterior do edifício. “Estamos a trabalhar com o IHRU e com alguns proprietários privados de fracções neste Bairro para, ao abrigo da Estratégia Local de Habitação e do programa 1.º Direito, proceder a uma reabilitação total no exterior de todos os blocos do Bairro, num investimento que superará os 2,5 milhões de euros”, refere o autarca.
No âmbito do mesmo programa, Nélson Oliveira antecipa que muitas famílias sem possibilidades financeiras poderão conseguir realizar as “tão necessárias obras”, também no interior.
Neste e nos outros bairros com rendas sociais do concelho há filas de espera. “A habitação é um problema de todo o país e Lousada não foge a isso. O município tem soluções habitacionais em Cernadelo, Meinedo e Lustosa, sendo que o Bairro Dr. Abílio Alves Moreira é propriedade do IHRU, mas efectivamente e tanto quanto sabemos, por estar no centro de Lousada, há várias dezenas de famílias interessadas e inscritas para uma habitação neste local”, adianta.
As quatro habitações já intervencionadas estão a ser alvo de vistoria e servirão para situações de emergência. Num dos casos, diz o vereador, o apartamento será destinado “à implementação de uma novo projecto de Residências Partilhadas para várias pessoas que estão sozinhas e que poderão encontrar uma solução comunitária”, desenvolvido em parceria com a associação Ao Encontro das Raízes.
Actualmente, a Câmara de Lousada está realizar uma intervenção na Habitação Social de Lustosa, com obras exteriores ligadas às coberturas, fachadas e promoção da eficiência energética, entre outros. A intenção é reabilitar também as habitações sociais em Meinedo e Cernadelo.
“Ao abrigo da Estratégia Local de Habitação é nossa intenção ao longo dos próximos anos fazer várias intervenções no interior de todas estas habitações sociais”, garante Nélson Oliveira.