A Igreja do Divino Salvador, em Freamunde, está nomeada para um prémio internacional, o “Archdaily Building of the Year 2021” (Edifício do Ano), na categoria “Edifício Religioso”.
Os vencedores são escolhidos por votação do público e já é possível votar até 10 de Fevereiro (aqui).
Se ficar entre os cinco mais votados, o projecto transita aos finalistas e há uma nova votação até dia 18, altura em que serão anunciados os vencedores nas diferentes categorias. Serão 15 ao todo. No início foram submetidos 4500 projectos, diz a organização. Pode conhecer o da Igreja de Freamunde aqui.
A Igreja de Freamunde ficou, no ano passado, entre os dez finalistas no concurso do Prémio Internacional de Arquitectura Sacra da Fundação Frate Sole, de Pavía, Itália, o ‘Pritzker’, o prémio máximo para a arquitectura sacra mundial.
Publicidade
A construção da igreja do Divino Salvador de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira, nasceu pela necessidade de um espaço para celebrações, já que a igreja antiga, de 180 lugares, há muito era insuficiente. Trata-se de uma obra de 2,5 milhões de euros, suportada pela paróquia e pela população. Foi dedicada a 1 de Dezembro de 2019.
O projecto esteve a cargo de Vítor Leal Barros. As três grandes questões que procurou incutir foram conferir unidade ao espaço onde a nova igreja foi edificada, nomeadamente o enquadramento com a igreja matriz; “desenhar um elemento que estabelecesse a transição entre a rua e o templo, um filtro entre o ruído e o silêncio – o adro”, que acaba por abrir a igreja à comunidade através de uma porta transparente, nume espécie de “metáfora de convite e abertura da própria instituição”; e face à ausência de campanário fazer um chamamento pela luz, com o clerestório, a peça translúcida que ilumina o interior da nave.