Depois de ter sido anunciado, em Julho de 2017, pelo anterior executivo camarário, o Balcão de Atendimento do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Paredes abre, na próxima segunda-feira, dia 17 de Dezembro, ao público.
O espaço está localizado na Aldeia Agrícola, no Largo da Feira, mais concretamente na Alameda Dr. José Cabral, 65-A, e vai permitir serviços de maior proximidade, evitando deslocações ao centro de emprego de Valongo.
Segundo nota de imprensa, as instalações foram cedidas em contrato de comodato ao IEFP pela autarquia. A inauguração oficial acontece esta sexta-feira, às 11h00, com o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.
“Com a inauguração destas novas instalações, o IEFP poderá aprofundar a sua qualidade de parceiro natural do tecido empresarial, das associações, da autarquia, das instituições e das pessoas que habitam nesta cidade, contribuindo para a procura de respostas inovadoras em termos de Emprego e de Qualificação de Recursos Humanos”, refere o IEFP.
Quando o balcão foi anunciado, há cerca de um ano e meio, a autarquia paredense adiantava que o espaço iria disponibilizar informações sobre os programas e medidas de apoio à criação de postos de trabalho e certificação de aptidão pedagógica de formadores e certificação de aptidão profissional; fará a recepção e renovação de pedidos de candidatura à certificação de aptidão pedagógica de formadores; recepção de inscrições para o subsídio de desemprego; dará informações sobre os centros de reconhecimento, validação e certificação de competências; vai tratar da emissão de declarações da situação dos utentes inscritos face ao emprego; inserção de ofertas de emprego; informação sobre as ofertas de emprego disponíveis; apresentação dos candidatos a emprego às entidades com ofertas de emprego; dar informação sobre os serviços de informação e orientação profissional do IEFP; informação e inscrição para efeitos de formação profissional; informação e Inscrição para efeitos de procura de emprego no Espaço Económico Europeu (Rede Eures), entre outras acções de formação para o aumento da qualidade da mão-de-obra.