“Quando cheguei ao ministério a realidade que encontrei foi um concurso para acabar uma estrada no meio de uma rotunda e voltar para trás. Não estavam asseguradas as condições de ligação à EN 106”. A frase é do ministro do Planeamento e Infra-estruturas que criticou, esta segunda-feira, a falta de planeamento do primeiro troço do IC35, que iria ligar Penafiel a Rans.
Questionado sobre se a obra faria parte do plano de mobilidade do Governo até 2030, à margem da cerimónia em que foram homenageadas 100 empresas em Paços de Ferreira, Pedro Marques afirmou que o IC35 continua a ser prioridade, mas que só avançará depois de garantidas as condições da ligação à EN 106.
Prazos não há. “O prazo depende da autorização ambiental que é mais difícil de obter do que gostaríamos. Mas só posso avançar com obras nessa matéria quando puder fazer a ligação à EN 106”, sustentou o governante.
Segundo Pedro Marques, o ministério está a trabalhar para criar as condições necessárias e para fazer o reperfilamento adequado da infra-estrutura.
“Uma obra não pode acabar no meio de uma rotunda e voltar para trás. O troço que estava previsto não faz qualquer sentido. É preciso garantir as condições da ligação à EN 106 para podermos primeiro desenvolver essa fase do IC35 e depois o restante troço até sul. Não abandonamos essa estrada”, disse.
Recorde-se que, em 2015, o anterior Governo chegou a oficializar o concurso para a construção do primeiro troço do IC35, mas a obra foi suspensa em 2016. “Fazer concursos dessa maneira é inconsequente e é frustrar as expectativas das populações”, criticou o ministro do Planeamento.
O governante deu como exemplo a variante à EN 14, cujo concurso também tinha sido lançado e acabava “no meio da Trofa” com o atravessamento do rio Ave não aprovado e em risco de ser chumbado do ponto de vista ambiental. “Tivemos que parar esse processo para conseguirmos garantir a travessia do rio Ave e começar a obra por onde pode ser começada, na Maia. Ao mesmo tempo vamos lançar o concurso para o troço mais a Norte, em Famalicão, e estamos a trabalhar com a Agência Portuguesa do Ambiente para garantir as condições para a travessia no rio Ave”, explicou. “É assim que se trabalha e se planeia”, concluiu Pedro Marques.
O IC35 é uma infra-estrutura rodoviária que pretende ligar a A4, em Penafiel, a Castelo de Paiva. A obra é uma reivindicação muito antiga da região pelos impactos económicos que pode trazer e pela melhoria em termos de segurança rodoviária.