A Associação do S. João do Sameiro, responsável pela organização pela I Concentração de Bicicletas Antigas a Pedal da Cidade de Penafiel, agendada para domingo, na Praça Escritaria, estima que o evento vá contar com cerca de 100 bicicletas antigas.
O responsável pela Associação, Serafim Leal, destacou que o evento está a ter uma grande adesão parte dos proprietários das bicicletas antigas e que a organização tem sido contactada no sentido de facultar esclarecimentos sobre a iniciativa e como participar.
“Acreditamos que vamos atingir o número de 100 bicicletas antigas a pedal até porque no dia da iniciativa é possível efectuarem-se as inscrições”, disse, salientando ser a primeira vez que Penafiel acolhe uma concentração deste género.
Falando da génese do evento, Serafim Leal realçou que a ideia começou a germinar no ano passado, mas só este ano foi possível concretizá-la.
“Contamos com o apoio de outras instituições, algumas com mais experiência e que realizam há bastante tempo concentrações de bicicletas antigas”, frisou, salientando que o objectivo da organização passa por realizar esta concentração todos os anos e fazer deste evento uma referência no concelho e na região, à semelhança do que já acontece em Lousada, com concentração de bicicletas antigas que é organizada pela Associação Lousada BTT e que chega a juntar cerca de 200 bicicletas.
Ao Verdadeiro Olhar, Serafim Leal esclareceu, também, que serão entregues prémios para as três bicicletas mais antigas e originais, ao participante mais novo e mais velho.