O Hospital Padre Américo terá, a partir de 20 de Fevereiro, um novo sistema de registo de visitas.
Segundo o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, a entrada vai continuar a ser feita com a apresentação de cartões, que devem ser levantados e registados no Posto de Visitas, mas a gestão destes cartões passa a ser da responsabilidade da pessoa que ficar registada como Acompanhante do doente internado.
Esta alteração permite que o acompanhante só necessite de ir ao balcão uma vez, quando recolhe dois cartões, o de acompanhante e o de visitante, mediante a apresentação de documento de identificação com fotografia.
Depois, à semelhança do que já acontece noutras unidades hospitalares, será o acompanhante a gerir os cartões de visita entre os vários familiares e amigos do doente internado.
“O cartão de Acompanhante deve ser apenas utilizado pelo familiar directo, ou pessoa significativa, indicada pelo doente e que o acompanha durante o internamento. O cartão de Visitante pode ser trocado entre as pessoas, que não o Acompanhante, que pretendam contactar e visitar o doente internado”, esclarece o CHTS.
“Em termos práticos, este novo sistema evita a permanência diária em filas para levantar os cartões de Acompanhante ou Visitante, permite ao doente saber quem o vai visitar e permite ao Visitante, através do Acompanhante, saber se a visita é oportuna ou se o cartão de Visitante está a ser utilizado”, informa a mesma fonte.