O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que integra o Hospital Padre Américo, em Penafiel, foi activado para dar resposta às situações de coronavírus.
Segundo o Ministério da Saúde, que realizou esta manhã mais um briefing diário sobre o Covid-19, com a presença da Direcção Geral de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Infarmed, INEM e Administração Central do Sistema de Saúde, “os Hospitais de São João e Santo António mantêm a sua capacidade de resposta ao Covid-19, agora complementada através da activação de outras unidades da Região Norte (Hospital de Braga, Unidade Local de Saúde de Matosinhos e Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa)”.
A mesma fonte avança que “estas medidas têm como objectivo reforçar o acesso e a capacidade de resposta dos serviços de saúde”.
A Direcção Geral da Saúde continuará a divulgar o boletim epidemiológico diário.
Estas reuniões visam avaliar, em permanência, a adequação de medidas e afectação de meios para garantir uma resposta proporcional à epidemia de doença por coronavírus (Covid-19).
Recorde-se que ontem foram identificados os primeiros casos positivos em Portugal. Um dos doentes é médico no Hospital Padre Américo, mas estava de férias, pelo que não houve contacto com doentes.