Esta sexta-feira, entre as 9h30 e as 16h00, o Espaço AJE volta a transformar-se no Hospital dos Pequeninos.
No ano passado, 150 crianças com cinco anos tiveram a oportunidade de levar até este hospital um boneco ou urso de peluche “doente” para receber os cuidados de uma equipa de estudantes de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS).
O principal objectivo desta acção mantém-se: desmistificar a “bata branca”, fazendo com que as crianças não tenham medo do hospital e dos médicos.
Por isso, esta sexta-feira, com o apoio da Câmara Municipal de Lousada, o Espaço AJE vai voltar a ter consultórios, salas de cirurgia e exames e até consultas de especialidade. As crianças vão, mais uma vez, assumir o papel de pais, trazendo um brinquedo, com uma doença já identificada, para ser observado e tratado.
“Para o grupo de estudantes de Medicina, tanto a organização deste projecto como a participação activa junto das crianças constituem momentos de enriquecimento pessoal e profissional. Esta actividade fomenta ainda o desenvolvimento das capacidades de comunicação das crianças, melhorando a sua sensibilidade para a realidade da criança doente”, refere nota de imprensa da autarquia.