O Hospital de Valongo terá sido alvo de um grupo internacional suspeito de ter efectuado várias centenas de extorsões no país.
Segundo a Rádio Renascença, os suspeitos são provenientes de vários países, nomeadamente Espanha, França, Itália, Alemanha e Holanda e o grupo internacional tinha montado um esquema que começava com propostas para “serviço de afiação de material cirúrgico” e acabava com ameaças de morte.
Os factos terão acontecido entre 2002 e 2013. No caso do Hospital de Valongo, a situação ocorreu ainda esta unidade não fazia parte do Centro Hospitalar de São João.
Dois dos arguidos ter-se-ão deslocado à unidade hospitalar e terão acabado por levar centenas de peças para afiar, com o pretexto de que teriam tido autorização superior. Mais tarde regressaram de novo ao Hospital de Valongo a reclamar o pagamento de 19 mil euros. Perante as ameaças, o Conselho de Administração acabou por ceder e efectuou o pagamento de 7.100 euros, transferindo essa verba para uma conta indicada pelos suspeitos, refere a Renascença.