O hospital de Penafiel vai deixar de receber a população de Celorico de Basto, que tinha aquela unidade como referência, passando a ser encaminhada para Guimarães.
A decisão foi tomada em articulação com a autarquia de Celorico e a tutela, por se entender que a mobilidade para Guimarães é melhor do que para Penafiel.
O anúncio foi feito pelo autarca José Peixoto Lima que disse tratar-se de uma mudança que “já se justificava há mais tempo”, como é divulgado pelo Porto Canal, através de nota da Lusa.
Neste contexto, também Celorico de Basto vai deixar de pertencer ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Tâmega, passando a integrar o ACES do Alto Ave, que já reúne Mondim de Basto e Celorico de Basto.
Refira–se que, Celorico de Basto, no interior do distrito de Braga, é um dos 11 concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, que tem o hospital de Penafiel como unidade de referência, mas só uma freguesia do concelho está mais próxima de Penafiel do que de Guimarães, apontou o edil.
Além disso, Celorico de Basto conta com um maior número de ligações diárias por autocarro nos dois sentidos a Guimarães do que a Penafiel, facilitando a mobilidade da população e reduzindo os custos.
José Peixoto Lima fez questão de referir, como refere o Porto Canal, que a mudança “nada tem a ver com qualidade dos serviços prestados nos dois centros hospitalares”, assentando exclusivamente nas questões da mobilidade.
Esta mundaça mereceu a compreensão e a concordância dos demais presidentes de câmara da CIM do Tâmega e Sousa.