Um homem de 49 anos que terá violado uma idosa em Paços de Ferreira, em 2013, vai agora cumprir pena de cinco anos e seis meses de prisão por este crime, isto depois de ter estado preso em Le Pontet, Marselha, França, por acto semelhantes contra o património e liberdade sexual.

A extradição do detido para Portugal envolveu a Polícia Judiciária (PJ) que trabalhou em articulação com a Unidade de Cooperação Internacional, e o homem já deu entrada num estabelecimento prisional português, avança aquela força policial, em comunicado.

Os factos remontam a 3 de julho de 2013, entre as 1h30 e as 2h00, altura em que o detido arrombou a porta de uma residência, em Paços de Ferreira. Perante a ameaça com arma de fogo, tirou diversas peças em ouro e dinheiro, tendo, depois, violado a mulher de 74 anos, que na altura se encontrava sozinha naquela habitação, relata a PJ.

Depois, o homem, que até à data residia em Paços de Ferreira e seria vizinho da vítima, fugiu para França, tendo sido capturado naquele país em 2015 e onde se encontrava a cumprir pena desde então por outros crimes.

Em Março de 2018, foi julgado pelo Tribunal de Penafiel. Confessou o crime e foi condenado a uma pena de prisão de cinco anos e seis meses que vai agora cumprir.