Histórias de violência doméstica e sexual transformadas em curta-metragem

Concurso de ideias é lançado pela ADICE de Ermesinde

0

Chama-se “A Voz do Silêncio” e é uma iniciativa da ADICE, a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, em Valongo, que lança o repto à população para que conte histórias de violência doméstica ou sexual, que depois serão transformadas numa curta- metragem, com cerca de dez minutos.

Financiado pelos EEA Grants, no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, o projecto, designado ‘SER+Livre’, recebe candidaturas até ao dia 3 de Fevereiro.

A ideia é abordar a temática da violência doméstica ou sexual como forma de “promover a disseminação de um código linguístico comum sobre esta problemática e aumentar o envolvimento de todos na mudança de mentalidades”, refere a organização.

Toda a comunidade pode participar e vão ser selecionadas seis histórias que darão origem ao mesmo número de curtas-metragens que, depois, vão ser apresentadas ao público “numa dinâmica de cinema local”.

Os filmes vão ser comercializados, com vista a assegurar a sustentabilidade do projeto.